quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

AGENDAMENTO DE CONSULTAS MÉDICAS PELA INTERNET

Hoje em dia, enfrentamos grandes transtornos para agendar consultas médicas. Nos órgãos públicos, é necessário enfrentar grandes filas e se deslocar em horários inoportunos (pela madrugada) correndo riscos de violência urbana, mesmo assim, a probabilidade de êxito é pequena.

Na rede privada, vivemos um cenário muito burocrático, onde estamos sujeitos ao número limitado de especialistas, agendas indisponíveis e a grande dificuldade de se encontrar um atendimento próximo à residência.

Notamos que nos dois cenários comentados no paragrafo anterior, é imperceptível o uso da Tecnologia para prover o melhor controle e eficiência do processo de agendamento das consultas.

No Espírito Santo os principais planos de saúde possuem o processo de agendamento de consulta restrito a telefonemas. Na rede pública os municípios com abrangência do Programa Saúde da Família – (PSF) têm os agentes de saúde como facilitadores deste processo, os municípios sem abrangência é necessário madrugar nas filas dos postos de saúde para conseguir tal procedimento.

Tomando como referência a realidade que enfrentamos nesse processo, podemos vislumbrar a utilização de uma ferramenta para facilitar os agendamentos dessas consultas. Um sistema inovador, de acordo com as necessidades dos usuários, ao qual poderá trazer grandes benefícios às pessoas, evitando deslocamento desnecessário, perdas de tempo, em longas filas e possibilitar o agendamento da consulta ao horário que se encaixe melhor na sua rotina.

Esse benefício será perceptível aos gestores dos planos de saúde e da rede pública, uma vez que esses órgãos poderão analisar os horários de pico, verificar as especialidades mais procuradas e os locais com maiores demandas, disponibilizando informações em tempo real para a realização do planejamento estratégico da empresa ou órgão. Trata-se de uma solução simples, de uma ferramenta que poderá ser acessada pelo usuário na sua residência, trabalho, escola ou até mesmo do seu telefone móvel. São inúmeras possibilidades de acesso.

Como vivemos em um país que ainda enfrenta problemas de desilguade social e analfabetismo (muitas pessoas não possuem acesso à comunicação digital), contudo, ela vai estar ao alcance da grande maioria dos usuários e simplificando o atendimento, será mais fácil implementar novas soluções para auxiliar as pessoas de baixo nível social.

Concluindo, os gestores precisam estar atentos com as vantagens promovidas pelo uso das tecnologias, na melhoria dos processos e na qualidade de vida das pessoas.


Josiane Nascimento Martins – Aluna Administração Geral – FINAC 2011.

Um comentário:

  1. Josiane,

    Gostaria de parabenizá-la pela excelente explanação e abordagem do problema que é a marcação de consultas em nosso país em todos os níveis.

    Nessa oportunidade, gostaria de apresentá-la nossa solução que atende em praticamente 100% do que você citou em seu artigo. É uma solução muito prática e de custo totalmente viável a qualquer profissional da área. Fora isso, estamos iniciando parcerias com cooperativas médicas que englobam um grupo maior de profissionais visando oferecer aos pacientes maior número de profissionais para atender às suas necessidades de atendimento.

    Veja nosso sistema em pleno funcionamento em http://www.consultapontual.com.br

    Qualquer dúvida que tiver, entre em contato comigo através do formulário "fale conosco" disponível lá no Consulta Pontual.

    Mais uma vez, parabéns por seu artigo.

    Sem mais,

    Adriano Ferreira
    Diretor Técnico
    SSS Informática Ltda.

    ResponderExcluir