Na era da globalização, a informação é tratada como um bem valioso, todos os meios de comunicação se interagindo para que de alguma forma buscar o máximo de informações que se analisadas e trabalhadas podem se tornar a diferença entre o sucesso e fracasso. Podemos perceber hoje, num mercado totalmente turbulento, que as informações em conjunto com as estratégias a elas adaptadas e aprimoradas são fatores primordiais, fatores que diferenciam os métodos de decisão. Para que isso ocorra muitas empresas estão desenvolvendo softwares que permitam aos administradores uma melhor análise dos dados que influenciam a decisão. Podemos levar em consideração também a rapidez do mercado em analisar e checar determinados dados.
As informações e o conhecimento compõem recursos estratégicos essenciais para o sucesso de uma empresa, não devemos pensar em vantagem competitiva analisando resultados de exercícios passados, mas sim como manter e desenvolver vantagens competitivas no futuro. A TI transformou-se em elemento fundamental para qualquer organização como analisar a capacidade competitiva de uma organização, capacidade de obter a qualidade total do serviço prestado ao cliente, rapidez de reação da empresa, capacidade de evolução da empresa e capacidade de inovação da empresa.
Algumas das recomendações baseadas dentro de um contexto empresarial estão relacionados com alguns agentes de mudanças para obter organizações buscaram nessas últimas décadas um posicionamento no mercado para alavancar suas vendas e melhorar seus métodos produtivos, visando obter vantagem competitiva.
Logo, pensando dessa forma os administradores do futuro terão que estar preparados para além de manter o nível satisfatório de tecnologia de informação, inovar e gerar novos métodos. Com a chegada da globalização e a evolução dos meios de comunicação e a cada dia mais as empresas se adaptando ao novo mercado conhecido como Internet, aquelas empresas que estiverem fora desse mercado lógico, provavelmente deixará de atender determinada demanda, diminuindo sua participação no mercado, consequentemente haverá em decorrência desse contexto uma receita de vendas menor e que num futuro próximo poderá trazer a essa empresa muitos obstáculos que irão dificultar sua permanência no mercado.
Sabemos que as organizações enfrentam muitas barreiras e muitos concorrentes, mas se conseguirmos fazer com que a empresa que administrarmos no futuro se destacar pelo uso de tecnologia e pela capacidade de inovação e reação neste mercado, provavelmente esta empresa terá uma vantagem competitiva. Na verdade vantagem competitiva se dá no momento que adaptamos um sistema de informação ao ideal de uma organização.
Cláudio Casotti - Formando do curo de administração geral da FINAC. 2011/2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário