quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O sucesso do E-Commerce

Fazer negócios através da Internet já não é mais novidade. Muitas empresas estão usando a rede para atrair clientes e vender mais. O negócio agora é fazer com que a loja virtual traga resultados duradouros. Os consumidores mais jovens sentem-se mais seguros quanto ao serviço de vendas pela Internet, pois geralmente na sua maioria nasceram na era digital.

No entanto confiar dados pessoais como conta bancária e número de cartão ainda é um grande empecilho para um grande público. Como opção para os mais inseguros as lojas virtuais contornam esse problema oferecendo a opção de pagamento via boleto bancário, sendo que dessa forma o pagamento pode ser efetuado através de um agente financeiro. A utilização de variados meios de pagamentos, e muitos outros aspectos devem ser aprimorados para que uma loja virtual nos tempos atuais se torne segura e confiável.

O comércio eletrônico evoluiu com o passar dos tempos, os clientes também acompanharam essa evolução e ficaram cada vez mais exigentes. Donos de lojas virtuais tem que se adequar às expectativas desses clientes. É relevante ter como ponto de atenção a atualização e geração de novidades e promoções, pois eles querem ver coisas diferentes a todo momento.

O maior segredo do sucesso das lojas virtuais é o profissionalismo, velocidade, qualidade e agilidade, tendo o cliente como centro do negócio. Mas que buscar apenas vender produtos, a meta deve ser a fidelização dos clientes. E isso só se consegue prestando um serviço de qualidade.
Em muitas lojas virtuais é comum atrasos nas entregas, isso gera desconfiança e desconforto para os clientes que, possivelmente, não vão mais comprar nessa loja. Contar com parceiros que demonstrem segurança, e a mais alta garantia de pontualidade na entrega, trará seu cliente sempre de volta, além das indicações que pode fazer.

Lojas virtuais não se diferem tanto das lojas físicas de varejo. Da mesma forma que o mundo real procura atender bem, aplicar um bom marketing, estipular metas, incentivar equipes e fidelizar o cliente, o universo digital também preza por todas essas características. O que difere esses dois mundos são as formas de se utilizar as ferramentas e, sobretudo, a importância de saber discernir que para cada qual, há uma solução e, na web, sem limites para alcançar até o inesperado.



Laudenice Gonçalves Bispo - Curso de Administração Finac – Faculdade Nacional 8º Período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário