Entende-se bem que a sociedade em uma organização nos dias de hoje é essencial usar a tecnologia como base para crescimento. Fazer gestão é tomar decisão sobre alguma coisa, e inclui-se nessa gestão que a tecnologia é uma ferramenta de gestão.
Até pouco tempo atrás as tarefas executadas funcionavam de forma lenta as estratégias da organização. Com a formação de novos conceitos de gestão para alguns setores da economia, como equipamentos médicos, equipamentos de telefonia e comunicação e etc. Obrigou as empresas a se adequarem às grandes mudanças sociais e tecnológicas.
Com tecnologias competitivas direcionadas para produtos e processos específicos de um setor organizacional, tomam-se assim decisões rápidas e mais confiáveis para o desenvolvimento da organização, como exemplo o setor de bens de capital, pois é o fornecedor de equipamentos para o processo de produção de empresas de vários setores da economia, ou seja, é a base tecnológica para outras indústrias tornando-se assim importante para os processos de outras empresas, sendo muitas vezes definidor de parâmetros de competitividade.
Hoje em dia o ambiente empresarial está mudando continuamente, tornando-se mais complexo e menos previsível, a tecnologia está gerando grandes transformações que estão ocorrendo a nossa volta de forma ágil e sutil. A tecnologia não é apenas vista em forma de computadores e máquinas precisas dentro de uma empresa, um exemplo claro é uma forte mudança tecnológica na empresa de perfume “água de cheiro”, através de uma recente pesquisa deparei- me com um comentário instigante de um dos diretores da organização “as pessoas não precisam gerar informação, pois a sua geração é automática, precisam sim saber usar a informação, caso a empresa não tenha tempo nem recursos para investir em treinamento, torna-se necessário fazer uma reciclagem de quadro” este exemplo clarifica bem como este novo cenário esta afetando interesses, valores e rotinas, gerando estimulo, desemprego e exigindo aperfeiçoamento continuo dando retornos expressivos, provocando mudanças que uma boa gestão tecnológica também pode oferecer dentro de uma grande empresa.
Enfim, a tecnologia de gestão está identificando a cadeia de valor, em que cada um de seus pontos transforma a maneira como as atividades são executadas e a natureza que interligam entre elas, sempre oferecendo a competitividade e reformulando como os produtos e serviços são atendidos na sociedade. Nesse contexto a tecnologia da informação passou a ser vista como oportunidade de negócio transformando-se em um valioso recurso estratégico.
Thamara Ribeiro Santos - aluna do curso de administração da FINAC. 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário