quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Tecnologia: Eficácia na organização

As características do mundo globalizado somadas as diferentes mudanças organizacionais são fatores relevantes para uma análise mais profunda das atividades de uma empresa, sobretudo o grau de competitividade e produtividade que devem ser considerados como prioridades.

Em tempos de globalização a tecnologia tem sido um fator determinante para aumento da competitividade. Uma empresa pode usar inovações tecnológicas para melhorar os seus processos produtivos, ampliar o ciclo de vida dos seus produtos ou para alcançar maior eficiência operacional. Com a melhora do desempenho organizacional, uma empresa pode se tornar mais competitiva e apta a vencer os desafios impostos pela globalização econômica.

Para que uma empresa possa alcançar o sucesso desejado, ela precisa criar uma estabilidade financeira formando uma infra-estrutura planejada e controlada, as quais bem executadas se tornam fatores essenciais para a execução dos planos empresariais. Neste sentido para que uma organização possa inovar e criar mecanismos mais dinâmicos no contexto atual, ela precisa ter uma postura mais audaciosa, uma visão ampla para o futuro e uma eficiente aplicação dos recursos financeiros, coisas que facilmente são alcançadas com a tecnologia.

O mundo vive na era da informação exigindo assim que as empresas estejam em constante desenvolvimento em relação à tecnologia, visto que, dentro de uma organização nada mais simples e eficaz do que um sistema confiável que transmita informações precisas aos colaboradores.

A informação é o principal ativo da empresa juntamente com a tecnologia. Somente os mais atentos às mudanças percebem o quanto são importantes estas ferramentas, não há tomada de decisões dentro de uma empresa sem uma informação precisa e concreta, pois a informação ajuda a gerir o conhecimento.

Uma empresa pode até funcionar bem sem a tecnologia nos primeiros anos, porém, para se destacar no mercado, não há alternativa que não seja investir em tecnologia. Para isso também é preciso que a empresa invista nos seus profissionais e os tornem capacitados para lidar com toda a mudança que a tecnologia pode gerar, a fim de concretizar uma gestão eficaz, que enxergue novos horizontes através da tecnologia e assim fazer a empresa de destacar e crescer cada vez mais.


Orlaine Cristina Barreto Gomes - Aluna do 2º Período- Administração Geral da FINAC. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário