quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A TI COMO FERRAMENTA DE GESTÃO

Fatores como velocidade e confiabilidade dos dados relevantes para a execução de uma gestão eficaz, auxiliada pelo aprimoramento e qualificação cada vez maior dos profissionais envolvidos na administração, e que não encontravam ferramentas capazes de suprir suas necessidades.

A TI tem um papel fundamental nas organizações, porém, somente terá aplicabilidade se conseguir transformar operações complexas em processos simples, que possam favorecer a tomada de decisão e gerar resultados efetivos.

O fator determinante que impulsiona tudo isso é a competitividade organizacional na qual estão inseridas as empresas hoje em dia, pois não se concebem mais empresas que não tenham seus processos definidos, com seus colaboradores tendo pleno conhecimento de qual é o seu papel e qual sua contribuição para o atingimento das metas da empresa.

Para gerar resultados positivos nas grandes corporações, a tecnologia deve ser vista como um todo e não por partes. A TI não deve ser vista apenas como um suporte para os processos e atividades internas, deve-se considerá-la como uma ferramenta estratégica para a eficiente gestão corporativa.

Os investimentos feitos em TI só trarão o retorno esperado se estiverem alinhados aos negócios da empresa. Sempre que a empresa passa por alguma dificuldade ou mesmo quando as coisas vão bem é fundamental ter uma TI bem estruturada e alinhada com a estratégia da empresa para que se possa analisar o que está ocorrendo hoje, planejar investimentos futuros e ainda prever possíveis erros de administração ou até do próprio corpo funcional.
Preocupar-se com a gestão da TI em grandes empresas, exige expertise, demanda tempo, hardwares e softwares adequados, compartilhamento de redes, servidores bem dimensionados, uso de ferramentas que melhorem a auxiliem na produtividade das empresas. A falha em qualquer um desses pontos pode comprometer a empresa.

As ferramentas oriundas da tecnologia da informação são excelentes instrumentos para mapeamento, extração, codificação, disponibilização, compartilhamento do conhecimento e a comunicação empresarial. Essas ferramentas também promovem a interação entre pessoas e grupos, em tempo real ou não, por meio dos chats, fóruns, listas de discussão entre outros recursos.

A questão da segurança da informação nas grandes organizações será solucionada pelo monitoramento contínuo. Somente a vigilância constante fará com que as empresas se livrem das invasões.


Pedro Felipe é graduando do curso de administração geral da FINAC. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário