quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DE MICROS EMPRESAS

Inserido no novo contexto empresarial criado pela globalização, a tecnologia de informação fornece possibilidades de constante modernização e integração do comércio, visto que potencializa os métodos de tratamento, disseminação e mudança de informações.

Essa tecnologia tão importante parece ainda não ter alcançado plenamente as micros empresas que, no geral, não possuem sistemas informatizados, é um recurso de complicado acesso, sua despesa de obtenção é considerada elevada, e tem uma enorme dificuldade de ajustamento e emprego desses recursos.

As micros empresas possuem dificuldade em conseguir financiamento, por carência de linhas de crédito apropriadas ou por dificuldades em completar as requisições indispensáveis. Sendo assim, é necessário criar linhas de financiamento voltadas para obtenção da tecnologia de informação com menores requisições para que a micro empresa possa ter essa tecnologia e o conhecimento imprescindível para seu ativo e competente emprego.

Quando a micro empresa consegue ter essa tecnologia, na maioria das vezes não realiza um levantamento apropriado de suas necessidades recentes e um programa das necessidades posteriores. Assim, normalmente dão valor mais o hardware do que o software, quando deveria acontecer o contrário. Isso pode ser visto pela média de 8,4 microcomputadores por empresa, uma média boa, levando-se em conta a dimensão das empresas e considerando-se, também, o desagrado pelo uso dos recursos de informática.

Outro fator significativo é que grande parte das micros empresas usa serviços de terceiros para implementar determinados sistemas de informatização de escritório e, na maioria dos casos, não fica satisfeita com os serviços oferecidos. Como decorrência disso, temos o desinteresse cada vez maior, por parte da pequena empresa, em utilizar tecnologia de informação, concretizando assim a idéia de que é melhor não usar os recursos da tecnologia de informação, já que não temos capital humano para esse trabalho.

Todos esses fatores cooperam para formar o quadro da informatização deficiente das micros empresas: ausência de conhecimento do potencial da tecnologia de informação, pouco conhecimento dos recursos que essa tecnologia proporciona, falta de treinamento dos usuários e carência de consultorias organizadas para atender às condições apresentadas para esse negócio.


*Franciele Araujo Rêgo Pompermayer é aluna do 8º período do curso de Administração Geral da Faculdade Nacional - FINAC. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário