quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Gerenciamento de Estoque

Uma empresa de material elétrico/eletrônico trabalhava com uma grande variedade de mercadorias, porém não tinha um sistema de controle do fluxo de rotatividade de material de seu estoque tanto a nível manual quanto informatizado. Esse fato gerou diversos transtornos aos administradores da mesma, pois ora era vendida uma mercadoria que não havia no estoque e ora pensava-se não ter uma mercadoria que se encontrava em abundância no estoque.

Por causa dessa falha, um outro transtorno que era gerado aos administradores dessa empresa era devido à aquisição de novas mercadorias em relação à quantidade e qual produto deveria ser comprado para fins de reposição de estoque, visto que os gestores não dispunham de dados para tal fim.

Desta forma, foi que se pensou na adoção de um sistema de controle de estoque que atendesse aos anseios da empresa de forma satisfatória. A partir desta iniciativa foi implantado na empresa um sistema informatizado no qual no ato da venda de todo e qualquer material fosse dado baixa concomitantemente no estoque quanto à venda/saída do mesmo e alertando aos funcionários/gestores quanto ao número baixo de uma determinada mercadoria existente no estoque de forma a estarem requisitando dos fornecedores à quantidade necessária do material para a reposição do estoque da empresa, o que facilitou significativamente a vida dos gestores.

Posteriormente no caso dessa empresa para uma melhor obtenção de resultados pode-se implantar o sistema de informatização WMS (Warehouse Management System) sistema de gerenciamento de armazém com o uso de tecnologias tais como: código de barra, dispositivos móveis e redes locais sem fio ou identificação de rádio freqüência (RFID) que tem como objetivo a otimização do espaço existente no estoque.

Porém apesar da existência de vários dispositivos e diversos aparatos que os gestores podem ter ao seu dispor caberá aos mesmos terem uma “visão de águia” para transpor todo e qualquer problema existente na empresa, devendo estar o mesmo sempre buscando se aperfeiçoar e inovar em seu conhecimento para melhor responder aos anseios da empresa.


Valter Barcellos Junior, é aluno do curso de Administração Geral da FINAC.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário