* Tatiane de Souza Couto
Na era da Informação, é disponibilizado um arcabouço de conhecimentos que propõem à sociedade dinamismo em suas interações sociais e econômicas, o que exige das organizações uma gestão mais eficiente, eficaz e efetiva de seus negócios, atualizações continuas e adaptação rápida, se faz necessária atuação conjunta dos conhecimentos acadêmicos e práticos de Administração Empresarial com os de Tecnologia da Informação intuídos em auxiliar a Gestão Empresarial.
Com a globalização ampliou significativamente os negócios mundiais, fazendo com que as empresas busquem as novidades e que seus negócios cresçam, porém as estruturas, as políticas, os processos e as culturas organizacionais devem ser consideradas nesse crescimento. Isto faz com que TI se apresente como um instrumento de coordenação de processos empresariais e como um mecanismo de coalizão dessas atividades empresariais globais.
Dessa forma, a TI é fundamental e pode ajudar as organizações na formulação de estratégias, atuando na configuração das atividades da cadeia de valor, nas alianças estratégicas e na integração do mercado.
A Tecnologia da Informação tem um papel fundamental que muitas vezes tem sido negligenciado, ou mesmo tem passado despercebido, na maioria das empresas. As competências essenciais e o conhecimento coletivo se baseiam em informações de negócio - conhecimento e experiência, ajudando no desenvolvimento do conhecimento coletivo e do aprendizado contínuo, tornando mais fácil para as pessoas na organização compartilharem problemas, perspectivas, idéias e soluções.
A TI possibilita o empresário focar no que realmente importa “o seu negócio”, pois através das ferramentas tecnológicas a empresas podem se comunicar, gerenciar informações, ter presença online e impressionar os seus clientes com sua agilidade e profissionalismo . Hoje literalmente nossas idéias ganham vida com o auxílio da tecnologia.
Em suma, a tecnologia da informação deve ser utilizada na organização para facilitar as atividades essenciais para a evolução da empresa, tais como a solução de problemas e a inovação e a superação das fronteiras entre unidades de negócio, que ajudam a prevenir a fragmentação das informações e permitem criar redes globais para o compartilhamento do conhecimento. Isso significa fornecer os meios para que as pessoas possam representar problemas, desenvolver protótipos e criar soluções.
A Tecnologia da Informação, portanto, não é apenas sinônimo de modernidade. É, acima de tudo, uma necessidade dos novos tempos, afinal, informação sempre existiu, mas não de maneira tão volumosa e aproveitável.
Tatiane de Souza Couto é graduanda do curso de Administração Geral da FINAC, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário