Devido à busca em construir inúmeras mudanças nas práticas Organizacionais, apresentando vários desafios dentre eles, encontra à Tecnologia da Informação nas Instituições hospitalares.
A importância se dá devido à nova exigência do cliente de saúde, que não busca somente médicos de renome no mercado, mas, busca e exige um tratamento com segurança e credibilidade por parte da Instituição e do corpo clínico. A TI é uma atividade que para ser realizada depende de toda uma estrutura que envolve vários setores.
Dessa forma, cresceu a preocupação das Instituições em oferecer produtos e serviços de qualidade. Com toda essa necessidade e crescimento no mercado das Instituições na saúde a TI é um fato que não pode ser evitado. Na área da saúde ele empenha um papel muito importante no auxilio ao atendimento do cliente interno e externo.
A TI na área da saúde atualmente é constituída principalmente pelos programas de Prontuário Eletrônico do paciente, sistemas de diagnósticos e outros. O conjunto de sistemas está extremamente avançado e acessível o que não impede sua obtenção para o uso médico. A aplicação na saúde ainda não é completa devido ao fato de alguns profissionais ainda estarem receosos e inseguros a esta nova tecnologia.
O sistema de informação em saúde é o conjunto organizado de partes que se mantêm em interação, na busca de vários objetivos, caracterizado pela influência que cada componente exerce sobre os demais, no sentido de gerar bons resultados.
O setor da saúde que é um tradicional usuário da tecnologia no sentido de aprimorar as técnicas de diagnósticos e solução dos problemas médicos, esta diante de uma grande novidade: antes a tecnologia apesar de aumentar a resolutividade , ou seja, resolver os casos médicos de forma mais efetiva, no atendimento aos pacientes, aumentava o custo do atendimento.
Agora o uso da tecnologia, principalmente no que se refere às possibilidades de parcerias e conseqüente redução de custos e transação tem permitido ganhos importantes em eficiência, gerindo a demanda dos pacientes de forma racional e responsável.
Finalmente a TI permite um pouco mais da complexidade que envolve as Organizações e as diferenças entre um modelo de negócio e o quanto a TI tem ampliado as possibilidades de modelos de negócios com mais rapidez e segurança. Tem permitido que os processos internos das Instituições sejam mais eficientes, como planejamento estratégico, faturamento, recursos humanos, auditoria, financeiros e outros setores que dependem de todo o sistema para otimizar os processos diários.
Lana Mara Almeida Lima Mendes: Faculdade Nacional – FINAC - Graduanda no Curso de Administração Geral de Empresas. Email: lmaralima@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário