quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Tecnologia de informação na gestão de pequenas empresas

*Ana Lucia Hildebrando

Dentro do novo contexto empresarial criado pela globalização a tecnologia de informação fornece possibilidades de permanente atualização e integração do negócio, visto que potencializa os processos de tratamento, disseminação e transferência de informações.Essa tecnologia tão importante parece ainda não ter alcançado plenamente as pequenas empresas que, no geral, não possuem sistemas informatizados.

Pela primeira vez na história empresarial, as empresas de menor porte podem competir com ferramentas ou estratégias tão potentes quanto às das grandes corporações. Mas, para que as ferramentas, estratégias e informações sejam bem utilizadas, é preciso definir previamente os rumos da empresa.

Um estudo mostra que de 150 empresas de pequeno porte, cerca de 90% contam com computadores. Entretanto, a maioria dessa empresas não sente efeitos positivos na informatização. Tais resultados demonstram que uma ferramenta tão poderosa como a tecnologia de informação ainda não está a serviço das pequenas empresas.

As empresas no geral não possuem sistemas informatizados, ou seja, seus controles são feitos quase que exclusivamente por meio de papeladas intermináveis. Contudo, o custo cada vez menor dos computadores e a onda da gestão integrada por software parecem incentivar cada vez mais o pequeno empresário a investir pesado nesse setor em busca de melhor desempenho da empresa com relação aos concorrentes.

Esse tipo de investimento pode ser muito desastroso para a empresa, caso ela e os funcionários não estejam totalmente capacitados a lidar com essa nova tecnologia.

As pequenas empresas estão procurando adquirir recursos de tecnologia para tratamento de informação. Entretanto a aquisição desses recursos não é planejada, e eles não são bem aproveitados devido, principalmente, à falta de conhecimento de sua potencialidade. Pode-se verificar que o conhecimento sobre o assunto é restrito, pois muitas empresas terceiriza o desenvolvimento de softwares e nem sequer conhece os recursos que tem disponível, agravando ainda mais o mau aproveitamento e o baixo retorno dos recursos apresentados após a informatização.

É aconselhável uma avaliação antes de investir nesses equipamentos, levando-se em conta alguns aspectos, como quantidade de clientes e fornecedores, as encomendas, o orçamento, o estoque, as análises financeiras, a quantidade de registros e documentos, etc.

Uma empresa com sistema totalmente informatizado, funcionando eficientemente e eficazmente, proporcionará grandes vantagens, seja em relação ao tempo otimizado, à
organização, à facilidade de obtenção de informações, à previsão e muitos outros aspectos que contribuirão para o sucesso da pequena empresa.

Dessa forma, a informatização das pequenas empresas possibilita que elas ganhem eficiência e eficácia melhorando assim sua competitividade e aumentando sua lucratividade.


Ana Lucia Hildebrando - Bacharelanda em Administração da
Faculdade Integrada Nacional - FINAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário