A NÍVEL ECONOMICO CONSIDERA-SE A INFORMAÇÃO COMO FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA. INOVAÇÃO DE PRODUTOS, SOLUÇÃO DE PROBLEMAS , DESENVOLVIMENTO DE MERCADO, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
O VALOR ATRIBUIDO PELA SOCIEDADE A RECURSOS INFORMAIS COMO: BIBLIOTECAS, PROFESSORES, MÉDICOS, ADVOGADOS, CIENTISTAS, ESPECIALISTAS EM COMPUTAÇÃO, INTELECTUAIS E ESCRITORES EM GERAL? CADA VEZ MAIS OS PROFISSIONAIS DO CONHECIMENTO SÃO OBRIGADOS A ATUAR COLETIVAMENTE, ATRAVÉS DE ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS OU SINDICATOS A FIM DE FORÇAR O RECONHECIMENTO PÚBLICO DO VALOR QUE ELES ATRIBUEM A INFORMAÇÃO.
NO UNIVERSO EMPRESARIAL, QUAL E O VALOR REAL ATRIBUIDO AOS PROFISSIONAIS? EM PERÍODOS DE CONTENÇÃO DE DESPESAS, OS PRIMEIROS A SEREM DEMITIDOS SÃO OS PROFISSIONAIS DO CONHECIMENTO, OS PESQUISADORES, OS ANALISTAS, OS PLANEJADORES. RECONTRATÁ-LOS COMO CONSULTORES QUANDO FOR NECESSÁRIO, A UM CUSTO A SER DETERMINADO PELO MERCADO.
O VALOR ECONOMICO DE TAL INFORMAÇÃO, OU SEJA, O QUE O MERCADO DISPÕE-SE A PAGAR POR ELA, PODE APRIMORAR-SE DE ZERO: O CUSTO DE PRODUÇÃO DA INFORMAÇÃO NEM SEMPRE É UM INDICADOR EFETIVO DE SEU VALOR.
NO FUTURO Á QUESTÃO RESIDERÁ NA SOLUÇÃO DO SEGUINTE DILEMA: OU A SOCIEDADE PERSEVERÁ NA LUTA CONSTANTE PARA FORÇAR A INFORMAÇÃO A SE ADAPTAR A ECONOMIA CONVENCIONAL OU DESCOBRIR-SE Á UMA NOVA FORMA DE ECONOMIA QUE ESTEJA DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS DE OFERTA DA INFORMAÇÃO.
OS SERES HUMANOS CARACTERIZAM-SE POR QUEREREM CONHECER, EXPERIMENTAR E COMPREENDER E DEMANDA-SE MUITA INFORMAÇÃO.
A INFORMAÇÃO PODE SER ÚTIL PARA ÍNDIVIDUOS, INSTITUIÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS OU PARA EMPRESAS E CONTRIBUI PARA DECISÕES TOMADAS NO CONTEXTO DE INCERTEZAS FUTURAS.
JACIARA RODRIGUES OLIVEIRA – Aluna do 2º período do cursos de Administração Geral - FINAC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário