quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Tecnologia de informação como suporte á gestão estratégica nas organizações

* Tays Alves Moreira

Nas últimas décadas, com a popularização dos computadores e o desenvolvimento desenfreado de tecnologias em telecomunicações, o termo informação recebeu um novo conceito. Na atualidade, o termo informação é inevitavelmente correlacionado à tecnologia, à velocidade, à amplitude e alterações de tempo e espaço, assumindo, hoje em dia, uma importância crescente. Ela torna-se fundamental em nível da empresa na descoberta e introdução de novas tecnologias, exploração das oportunidades de investimento e ainda na planificação de todas as atividades.

A Tecnologia da Informação, no seu sentido mais amplo (incluindo os sistemas de informação, o uso de hardware e software, telecomunicações, automação, recursos multimídia, utilizados pelas organizações para fornecer dados, informações e conhecimento) tem tido papel cada vez mais importante no mundo globalizado, de mudanças constantes e pouca previsibilidade.

A TI apresenta-se como suporte à gestão da informação na empresa a partir dos
seguintes aspectos: disponibiliza informações para a tomada de decisões e gerenciamento estratégico do negócio; possibilita a automatização de tarefas rotineiras; auxilia o controle interno das operações; aumenta a capacidade de reconhecer antecipadamente os problemas; pode ser utilizada como ferramenta estratégica no processo de planejamento, direção e controle.

O ambiente empresarial está mudando continuamente, tornando-se mais complexo e menos previsível, e cada vez mais dependente de informação e de toda a infra-estrutura tecnológica que permite o gerenciamento de enormes quantidades de dados. É uma variação com consequências fundamentais para o mundo empresarial, causando preocupação diária aos empresários e executivos das organizações.

As TI são um recurso valioso e provocam repercussões em todos os níveis da estrutura organizacional: ao nível estratégico, quando uma ação é susceptível de aumentar a coerência entre a organização e o meio envolvente, que por sua vez se traduz num aumento de eficácia em termos de cumprimento da missão organizacional; aos níveis operacionais e administrativos, quando existem efeitos endógenos, traduzidos em aumento da eficiência organizacional em termos de opções estratégicas. No entanto, ao ser feita esta distinção, não significa que ela seja estanque, independente, pois existem impactes simultâneos aos vários níveis: estratégico, operacional e táctico.

Assim sendo, o desafio para a área de TI é identificar, encontrar e/ou desenvolver e ainda implementar tecnologias e sistemas de informação que apóiem a comunicação empresarial e a troca de idéias e experiências, que facilitem e incentivem as pessoas a se unir, a participar, a tomar parte em grupos, e a se renovar em redes informais.


Tays Alves Moreira - é graduanda do curso de administração geral da FINAC. 2011.

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