quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Redes Sociais e a Gestão
* Luana Maria Talhate
É inevitável, qualquer pessoa, em qualquer lugar, ao se conectar à internet, imediatamente direciona suas atenções às ferramentas sociais e meios de comunicação (E-mails, Facebook, Twitter, Messenger, etc). É a era da Web 2.0, criadora de uma rede tão interativa e cheia de recursos fantásticos, que envolve de forma globalizada cidadãos do mundo inteiro.
Para se ter uma leve impressão das proporções das redes sociais, só o Facebook já atingiu a impressionante marca de meio bilhão de usuários. Outra estatística aponta que as redes sociais no Brasil alcançaram, no começo do ano, o número de 36 milhões de usuários. Número este que pode ser considerado de grande valia para a evolução digital do país se analisarmos a interação, o alcance sem limites em que notícias do mundo todo circulam e as discussões calorosas sobre política, educação, cultura, entre outros temas. Por outro lado, esses mesmos 36 milhões de internautas também fazem parte de uma estatística preocupante quando a mesma pesquisa divulgada que, a maioria desses usuários, acessa redes sociais no trabalho, durante o expediente.
Isso porque, apesar de muitos estudiosos acreditarem que a utilização desses sites pelos funcionários traz benefícios às empresas como maior integração entre os colaboradores e aumento da velocidade da comunicação interna, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, feita pelo Instituto uSamp e divulgada pela Hamon.ie constatou que usar as redes sociais durante o trabalho ocasiona a perda de produtividade, o que consequentemente resulta em prejuízos para as empresas.
Qualquer empresário depois de ler essas informações proibiria o uso das redes sociais em sua empresa o mais rápido possível. Entretanto, é verdade também que o uso dessas ferramentas aproxima clientes, melhora a comunicação entre colaboradores e clientes, é um ótimo meio de realizar o marketing da empresa e até ajuda a reduzir custos, o que é inversamente proporcional aos dados apresentados no parágrafo acima.
Assim, a pergunta de qualquer empresário no meio dessa trincheira seria: O que devo fazer então? E a resposta é bem simples. Primeiro: o departamento de recursos humanos da empresa deve propor normas de uso das redes sociais por parte dos funcionários. E segundo: a empresa deve gerenciar as ferramentas Web 2.0, tendo em vista que é através delas que seu negócio chegará a milhares de consumidores, os chamados ‘consumidores 2.0’.
Com isso, da mesma forma que uma empresa tem setores de gerência administrativa, financeira, etc, é de extrema importância gerenciar as redes sociais em prol do negócio. O que deve ser feito, preferencialmente, por uma Agência Digital Full Service que irá fornecer soluções completas em internet e marketing digital, direcionando a empresa ao melhor caminho para a exploração lucrativa de todas as ferramentas inseridas no contexto da Web 2.0.
* Luana Maria Talhate, é aluna do curso de Administração Geral da Faculdade Nacional – FINAC – 2011.
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