Atualmente o avanço da tecnologia tem favorecido a comunicação dentro das empresas. Um exemplo de comunicação muito utilizado é o MSN (Microsoft Service Network, criado pela Microsoft).
É uma tecnologia de ponta que vem facilitar a interação entre pessoas em diferentes localidades, proporcionando assim um menor custo para a empresa, como a economia do telefone. Apesar dessas vantagens e facilidades, existem instituições que optam por não utilizá-lo, pois pode trazer a diminuição na produção e rendimento, devido o colaborador ficar focado em responder o que lhe foi perguntado, e na maioria das vezes acontece á junção do pessoal com o profissional, onde o mesmo não utiliza o MSN só para o trabalho, mas também para assuntos pessoais, pois é preciso ter uma solução de comunicação apenas interna ou entre filiais, sem abrir para comunicação com a Internet, caso contrário a perda de foco é certa.
Os colaboradores precisam ter a consciência que o uso corporativo do MSN tem foco no trabalho e serve para aumentar a eficiência do time, a utilização para assuntos complexos, decisões que precisem de muitas informações ou para discutir um assunto com muitas pessoas devem ser evitados. O recurso é excelente para conversas breves, decisões rápidas ou “enquetes” ao vivo.
Entrando na área de vendas o uso dessa tecnologia pode deixar os vendedores em contato direto com os clientes, facilitando as vendas. Outros setores também podem ter melhoras significativas, como o de logística, quando um responsável pode saber a hora exata que um produto deixou o fornecedor sem ter que ligar de 15 em 15 minutos.
Por fim, o maior ganho é mesmo na comunicação interna, colaboradores de salas diferentes podem manter constante contato, melhorando assim o fluxo de informações e com isso diminuindo os erros por falhas de comunicação. Dentro de uma instituição, podemos incluir outros recursos tecnológicos formais, como o uso do email, que também não terá custo algum.
Essa tecnologia chamada MSN é uma séria fonte de distração, por isso a adoção ou proibição da ferramenta depende de inúmeros fatores, como o tipo da empresa, o seu perfil ou de seus colaboradores e em grande parte da sua capacidade de focar sem se distrair.
Portanto MSN no trabalho não é prejudicial, mas traz suas desvantagens onde precisam ser trabalhadas com seus colaboradores antes de ser liberado o seu uso.
Danielli D. De Araujo - Curso de Administração Faculdade Nacional - Finac, 8° período Professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário