quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

As redes sociais dentro de uma organização

Por Michelly Mendes Ribeiro

É fato que as mídias sociais vieram pra ficar em nosso dia-a-dia, mas e dentro de uma organização, seria possível utiliza-las?

Sim, já está provado que as redes sociais podem ser grandes aliadas das empresas, sendo elas de pequeno e grande porte. Se bem utilizadas podem ser excelentes ferramentas, porém se você não souber usar este recurso da internet da maneira certa, sua empresa pode sair perdendo.

A empresa se coloca em evidencia quando decide utilizar está ferramenta, a empresa irá expor ideias, opiniões, irá agir por meio das redes, porém nem sempre será vista com bons olhos, pois todo cliente é um formador de opinião, que influência outros clientes e que através de relatos, elogios e reclamações postadas em blogs, fóruns, comunidades e sites podem danificar a reputação da empresa. Assim, um correto planejamento para implantar as redes sociais deve ser feito, para medir e controlar a aceitação e popularidade da marca.

É preciso um planejamento com base nos objetivos da empresa, uma analise do publico alvo, mercado e principalmente a concorrência. É necessária uma criação e administração de ações promocionais e perfis nas redes sociais, divulgação da empresa/produto em fóruns, grupos e comunidades, porém o mais importante é o monitoramento da popularidade e aceitação da marca.

O cliente deve conhecer o novo canal de comunicação, seja por publicidade ou boca a boca. As paginas empresarias nas redes sociais devem servir para criar um dialogo entre a empresa e seu publico e como as redes sociais são importantes ferramentas para fortalecer as ações de marketing, deve-se realizar promoções exclusivas neste canal, permitindo que os seguidores conheçam melhor a marca. Para tudo isso, é importante que as empresas possuam uma rotina de horário para a atualização das redes, mantendo os clientes cientes do que está sendo lançado no mercado, para que eles entejam em contato permanente com a sua marca.

Quando há sucesso nessa comunicação, sua empresa terá criado uma relação muito valiosa com seus clientes, que tange a amizade. Um grande engano achar que simplesmente ao se cadastrar em uma rede social choverão pessoas seguindo o seu perfil e, maior ilusão ainda, rios de dinheiro, portando, coloque-se no lugar de seu cliente: você acompanharia a sua empresa no Twitter ou Facebook? O que faria você seguir com interesse sua empresa em redes sociais?

O que interessa a você que também pode interessar a um potencial cliente? Por isso é importante sempre dar prioridade à qualidade da informação, à transparência na comunicação e estando sempre disponível, sua empresa se mostra preparada para as mídias sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário