terça-feira, 30 de novembro de 2010

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO

A computação apresenta suas peculiaridades, em função da sua natureza empírica que representa na sociedade humana. Para que um gestor tenha condições de administrar, precisa de técnicas especificas para atingir seus objetivos. Como ainda é uma nova ciência que vem crescendo gradativamente, o gestor de Tecnologia da Informação precisa utilizar técnicas de vários setores. Sendo assim, encontramos uma boa solução nos Estados da Computação.

Muitas vezes alertamos para os possíveis efeitos nocivos do uso da tecnologia na sala de aula. Jovens e Crianças vão perder sua capacidade de se relacionar com outros seres humanos? Ou será que eles se tornam dependentes de tecnologia para aprender? Será que eles vão encontrar material inadequado? O mesmo foi dito provavelmente há muitos anos atrás com a invenção da imprensa, rádio e televisão. Todos esses podem ser usados de forma inadequada, mas todos eles deram o acesso ilimitado às informações que a humanidade precisava e pôde ser transformado em conhecimento. Apropriadamente usadas de forma interativa e com a orientação, é claro. Tornaram-se ferramentas para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de pensamento de ordem superior. Contribuindo positivamente para o aproveitamento das habilidades dos nossos conhecimentos.
Inadequadamente utilizado em sala de aula, a tecnologia pode ser usada para perpetuar os antigos modelos de ensino e aprendizagem. Os alunos podem ser "plugados em computadores" para fazer perfuração e prática que não é tão diferente das pastas de trabalho. Os professores podem usar a tecnologia multimídia para dar mais colorido, estimulando palestras, trabalhos com amplas pesquisas e intercâmbios de informações. Todos têm o seu lugar, mas esse uso não começa a explorar o poder destas novas ferramentas.
Nesta área, encontramos descrições de como os computadores podem ser usados para estimular e desenvolver habilidades de escrita, colaborando com seus usuários em países estrangeiros, que os tipos autênticos de pesquisa que é valioso para o mundo adulto, e que tipos de resolução de problemas complexos que outra forma seria impossível. 

Danielle da Conceição Duarte
Aluna do Curso de Ciências Contábeis – 2º Período - Finac


Um comentário: