Neste atual cenário do mercado cada vez mais competitivo dificilmente uma empresa consegue sobreviver ao mercado concorrente sem fazer algum investimento em tecnologia. Por esta razão, as mesmas tiveram que reavaliar suas estratégias, para melhorar sua posição no setor em que está inserida, trabalhando com conceitos importantes para captar novos clientes e a fidelidade dos atuais. Diante disso, não basta simplesmente a organização ter uma equipe comprometida e profissionais capacitados, ela terá que rever seus processos, focar na melhoria contínua e fazer uma análise dos pontos positivos e negativos que venham a impactar no negócio. É importante que haja um investimento no desenvolvimento de novos produtos e serviços para não ficar obsoleto.
Em função desses fatos, as organizações deverão fazer uma análise do ambiente externo, visando identificar as oportunidades e ameaças, objetivando com isso acompanhar as tendências do mercado e avaliar a possibilidade de entrada em outros segmentos. As empresas precisam melhorar cada vez mais o relacionamento com os clientes, assim como, a qualidade de seus produtos, pois, são fatores importantes para alcançar o sucesso da empresa, porque este é o diferencial que conta muito na hora que o cliente vai adquirir um novo produto.
Para atender as novas exigências do mercado atual onde o foco principal é o cliente, as empresas estão utilizando várias estratégias de marketing para melhorar o relacionamento com os mesmos. Por exemplo, o marketing direto e ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), preve o estabelecimento de relacionamento de longo prazo entre empresa, clientes e parceiros, onde seja percebido o desenvolvimento de uma relação altamente vantajosa para ambas as partes fazendo com que a empresa atinja suas metas e objetivos, tornando-se mais competitiva.
Todos esses fatores citados relatam as dificuldades que as empresas têm que enfrentar para conseguir um bom posicionamento no cenário atual. Diante disso os gestores precisam de muita flexibilidade, jogo de cintura, conhecer muito bem o negócio e ter visão global para atuar com as constantes mudanças no ambiente externo, pois no jogo dos negócios, suas estratégias irão fazer com que driblem seus concorrentes.
Kamila Kefler Wandekokem
Aluna do curso de Administração de Empresas -
Finac
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