Na era moderna aonde as informações chegam com rapidez em nossos computadores, o Jornal impresso continua sendo um meio de comunicação de massa que abrange as mais diversas camadas sociais e continua tendo seu espaço garantido, levando as informações em lugares onde não é possível o acesso à internet.
Para surgir e chegar aos dias de hoje, o jornal passou por várias épocas e processos tecnológicos e se tornou um importante veículo de informação. A partir das décadas de 80 e 90, as redações passaram a sofrer alterações estruturais a fim de serem informatizadas. Com o uso dos computadores, os jornalistas deixaram a máquina de escrever e começaram a lidar com interfaces de softwares de edição de textos e a informática e seus aplicativos foram voltados para uma melhor programação gráfica dos jornais. Para que continuem fidelizando os leitores, os jornais impressos devem oferecer um noticiário cada vez mais dinâmico, ilustrativo e intuitivo e oferecer ao leitor um “ambiente” semelhante ao da internet, em termos de diagramação e construção textual. Os jornais convencionais irão sobreviver e prosperar no mundo digital e podemos enumerar algumas razões para isto: por maior que seja a evolução das telas dos computadores no futuro, elas jamais terão a capacidade do jornal de serem dobradas ou enroladas e levado para toda a parte. O jornal impresso possibilita aos leitores visualizar todas as matérias de forma rápida e eficiente, simplesmente passando as páginas e captar uma grande quantidade de informações num simples olhar. Nada se compara à praticidade e o conforto proporcionados pelas publicações impressas. Para ler um jornal ou revista através do computador, é preciso fazer certo esforço, já que geralmente os leitores estão sentados desconfortavelmente e os atuais monitores ainda não são idealmente adequados ao sistema óptico humano. Além disso, o design de navegação do site, o tráfego de dados nas infovias e a velocidade de conexão, podem prejudicar a leitura de publicações na Internet e tomar bastante tempo do usuário.
Hoje já é evidente que a internet não pretende substituir o tradicional jornal de papel na concorrência por leitores. Os Veículos digitais e impressos estão cada vez mais voltados para a interação com seus leitores, que na realidade trata-se quase do mesmo público, adotando posturas colaborativas em termos de segmentação e oferta de conteúdo.
Nelson Gonçalves Antunes
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