terça-feira, 30 de novembro de 2010

O Comércio Eletrônico atrai consumidores

Dentro dos setores da economia que apresentam o maior potencial de crescimento esta o de tecnologia e computação; Com o agitamento da vida moderna oriundo de nossa sociedade, o corre... corre, rola solto nos bastidores de nossa vida, seja ela, social ou profissional, o relógio (tempo) é o inimigo neste século XXI.

Praticidade, facilidade, Comodidade e Velocidade são características do comércio eletrônico (e-commerce), é um tipo de transação comercial feita através de tecnologia de informática e telecomunicações. A parcela mais visível do comércio eletrônico constitui- se do universo de “lojas virtuais” (site de compras) disponíveis na internet. Com o crescimento da economia brasileira houve um aumento da renda e do crédito. Teve em conseqüência o maior poder aquisitivo de compras, e nestas compras houve um crescimento pela (classe C) pela demanda de computador.
O número de internautas no Brasil cresceu 20% entre junho de 2009 e julho 2010 chegando a quase 40 milhões de usuários ativos, segundo Ibope Nielson.
Deixando de lado a relação entre internauta/ população e passando a ser consumidor/ internauta, o consumo on-line ocorre de forma distinta em cada país, dependendo de variáveis como: o nível educacional da população, renda, grau de segurança disponibilizado, desenvolvimento das empresas, entre outras. Mas o fato concreto indicado pelos dados históricos e pelas pesquisas é que o percentual dos compradores em relação aos usuários aumenta ao longo do tempo em praticamente todos os países.
Coletando estes dados com resultado de outras pesquisas, é possível identificar as seguintes tendências para a internet: Cada vez mais pessoas estão conectadas à internet, os consumidores estão aumentando a média de gastos e cada vez mais os internautas estão comprando on-line. Muitas pessoas dizem que comprar pela internet não é seguro! Esse paradigma esta se corrompendo mediante estatísticas publicadas que deixa claro o grau elevado de confiabilidade da compra virtual, mas para obter êxito na compra, segue algumas dicas, certifique- se:
• A loja virtual possui endereço fixo. De preferência para sites que possuem lojas físicas.
• Procure saber se outras pessoas compraram naquela loja. (pesquise no Google o nome da loja).
• Durante a compra no site verifique se há um cadeado (segurança) no seu navegador de internet.
• Exija nota fiscal sendo empresa ou não, já que isso pode ser garantia de que o produto não é roubado e também dará crédito na hora de reclamação, além da garantia contra defeitos no produto e eventual troca.
Após fazer estas análises você certamente poderá concretizar a compra.
O consumo virtual vem apresentando em grande escala a efetivação das compras, de forma quantitativa e qualitativa, obtendo um aquecimento crescente na economia atual. Esse comércio gera benefícios tanto para o consumidor quanto ao empresário, B2C (Business to Consume). O índice de confiança do consumidor eletrônico chegou a 86,03% em maio; e no Natal deste ano, o volume de vendas pela internet deve ser 40% maior em relação ao ano passado, devido à injeção do 13º salário e os bônus de final de ano que estimulam as pessoas a adquirirem mais produtos, segundo empresa de pesquisa e marketing on-line (e- bit).
Aproveite a comodidade, praticidade e velocidade, que esse comércio virtual proporciona, e tenha uma compra segura.


Marcos Vinicius Lucas Perovano

Aluno do 2º período de Administração Geral- Finac
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário