O mercado de TI tem a velocidade de evolução como principal característica, seja essa mutação relacionada aos equipamentos utilizados, às metodologias, ou até mesmo, às previsões mercadológicas.
Devido essas mudanças, o profissional de TI tem que se preocupar muito mais com o relacionamento pessoal. Ou seja entender o cliente e suas devidas necessidades,sendo assim ele poderá propor soluções coerentes e corretas, além de aumentar a demanda de serviços. Conhecer a viabilidade financeira de cada projeto também se torna muito importante na hora de desenvolver um portfólio.
Nos dias atuais existem várias ofertas de cursos na área de TI, mas por outro lado uma carência em cursos específicos para gestão em TI. Algumas empresas costumam investir apenas 6% do seu orçamento de TI em treinamento, sendo que mais da metade desse recurso, vai para treinamento técnico dos funcionários, ao invés de treinamentos gerenciais.
Para um profissional de TI se destacar na área e ganhar méritos ele precisa ter conhecimentos técnicos e usar ferramentas de gestão que permitem ao profissional da área uma visão mais estratégica,que pode auxiliar não apenas no trabalho e seu cumprimento, mas também no relacionamento com o cliente.
Uma das áreas que tem ganho bastante espaço no mercado de TI é o da Automação. Os maiores clientes e os principais resultados do segmento estão no setor bancário e comercial.
Profissionais nesse segmento devem se esforçar bastante para conhecer a fundo seu negócio. Sendo que nesta área o treinamento será fundamental para chegar a bons resultados.
Um seguimento que tem lugar garantido no mercado de TI é o Desenvolvimento de Softwares, devido à necessidade, de as empresas manter-se atualizadas e operando com grande
eficiência, inteligência e personalidade.
Outro segmento e o de Segurança da Informação, os processos e as estratégias são um pouco diferentes dos demais segmentos do mercado de TI devido a algumas particularidades. Este por sinal é um mercado que esta em formação.
Deveria de obter maiores conhecimentos por parte dos profissionais de TI nessa área, pois, esse mercado vem crescendo nos últimos anos, em setores ligados às telecomunicações,governo e ao mercado finaceiro.
Enfim as empresas que estiverem aptas para dar respostas rápidas ao mercado, por meio de um trabalho integrado com o cliente e uma visão gerencial estratégica personalizada, se darão bem no futuro.
O profissional deve ser,criativo,flexivel,ter uma visão clara ao mercado, além de gostar de trabalhar em grupo.
Sayonila Grecco
Aluna do Curso de Administração de Empresas - Finac

Nenhum comentário:
Postar um comentário