Nanotecnologia é uma aplicação cientifica e tecnológica em escala nanométrica, ou seja, um nanômetro (nm) é um bilionésimo de metro; reais sistemas em escala nanométrica têm tamanhos que variam de 1 a 100 nm. Por um lado, este regime está entre o mundo sub-nanométrico de átomos individuais e, por outro, o tamanho típico padrão em um circuito eletrônico de última geração (por volta de duzentos nanômetros). É um regime onde a física, a química e a biologia se aglutinam para criar a "nanociência", de onde a ciência da nanotecnologia possa ser difundida.
A nanotecnologia quebra paradigmas e reconstrói conceitos científicos. A comunidade cientifica trabalhava baseada em conceitos de que um átomo era indivisível, esta premiça foi totalmente contestada com a aplicação nanotecnologia.
Neste século, XXI, por influencia do marketing, esta aplicação cientifica tem ocasionado uma nova revolução tecnologia, inclusive por algumas academias de ciência, tal difusão tem ajudado a mistificar alguns conceitos e aplicações sobre o tema.
O maior impacto da nanotecnologia tem se dado com a introdução da microeletrônica e de suas aplicações em todas as esferas da sociedade. Os governos e centros tecnológicos estão investindo grande parte de seus recursos na exploração da tecnologia e dos benefícios que a mesma pode trazer para a sociedade, todavia há um grande disparate em relação à quantidade de recursos aplicados a pesquisa cientifica em relação às causas sociais.
A ciência e a tecnologia caminham em paralelo com as políticas de governo o qual em nome do destaque tecnológico se coloca disposto a investir em novas bases de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico.
A nanotecnologia pode ser aplicada Medicina, Eletrônica, Ciência da Computação, Física, Química, Biologia, Engenharia dos Materiais.
Aluna do Curso de Administração de Empresas - Finac.
Nenhum comentário:
Postar um comentário