segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A Internet como nova mídia na circulação de conhecimento

A Internet é o nome reduzido que significa Internetwork system (sistema de interconexão de rede de comunicação). Significa muitas redes de comunicação diferentes, que são dirigidas e operadas por uma grande quantidade de organizações, que estão ligadas e interconectadas coletivamente. Pode permitir a comunicação e o compartilhamento de recursos e dados entre pessoas em uma localidade ou ao redor do mundo. Portanto, uma das maiores vantagens é que constitui uma ferramenta que fornece acesso a uma enorme quantidade de informações que estão disponíveis em todo o mundo.

A internet teve dois momentos. Na primeira fase, que durou até meados de 2000, surgiram os sites e portais, que permitiram que grandes empresas e veículos de comunicação fornecessem informações sobre produtos e serviços ao consumidor. Essa fase terminou com a quebra da bolsa Nasdaq, e o fim de muitas empresas de internet.

Após esse período, começaram a surgir novos modelos de uso da internet, com o surgimento dos blogs, que criaram um modelo mais participativo, no qual o internauta é ao mesmo tempo produtor e consumidor de informação.

No Brasil, o uso da internet ganhou força a partir de 2006 e, em 2009, já tínhamos mais de 24% da população brasileira acessando a internet. Isso representa 90% da classe A, 75% da classe B e mais de 50% da classe C. O consumidor brasileiro já passa três vezes mais tempo na internet do que assistindo à televisão. Não há mais como pensar em ações de comunicação sem considerar a internet como uma das mídias a ser utilizada. Para um quarto da população brasileira ela é a mídia principal.

As redes eletrônicas estão estabelecendo novas formas de comunicação e de interação onde a troca de idéias grupais, essencialmente interativa, não leva em consideração as distâncias físicas e temporais. A vantagem é que as redes trabalham com grande volume de armazenamento de dados e transportam grandes quantidades de informação em qualquer tempo e espaço e em diferentes formatos.

O uso desta tecnologia oferece aos usuários, neste processo, a chance de poder esclarecer suas dúvidas à distância, promovendo ainda, o intercâmbio entre grupos separados geograficamente, permitindo-lhes a discussão de temas do mesmo interesse. Mediante esta tecnologia, o indivíduo sairá de seu isolamento, enriquecendo seu conhecimento de forma individual ou grupal. Poderá fazer perguntas, manifestar idéias e opiniões, fazer uma leitura de mundo mais global, assumir a palavra, confrontar idéias e pensamento.

Com o processo de globalização, vários problemas estão afetando muitos países ao mesmo tempo. Questões como inflação, meio ambiente, têm preocupado diferentes organizações em todo o mundo. Assim, a Internet oferece uma das mais efetivas formas para desenvolver o processo colaborativo e cooperativo e, ainda, desenvolver a habilidade de comunicação.

A comunicação na forma digital baseia-se, portanto em informação, entretenimento e relacionamento, o que constitui o novo paradigma da comunicação: falar com milhões de pessoas, como se estivesse falando com cada uma individualmente. Isto poderá conduzir-nos a uma crescente homogeneização da cultura de forma geral e é, ainda, um canal de construção do conhecimento a partir da transformação das informações pelos usuários.

O uso das redes eletrônicas, como uma nova forma de interação, amplia a ação de comunicação e o intercâmbio educacional e cultural e, assim, o ato de comunicar atravessa fronteiras, remove o isolamento, acelera a autonomia e assume um caráter coletivo e um dever de todos.

A utilização das redes leva-nos a crer em uma nova dimensão qualitativa para o ato de informar e adquirir conhecimento, voltado para uma visão mais internacionalizada e colaborativa. Portanto, os mecanismos interativos que usam redes eletrônicas, mostram-nos que todos esses processos são realizados por pessoas, sendo assim, elas são o centro de tudo. Não podemos perder isto de vista e tentarmos fazer mudanças sem passar pelos valores éticos, sem nos prepararmos para este novo mundo que está surgindo.

Alvarez Marchito de Siqueira Filho
Aluno do Curso de Administração de Empresas - Finac.

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