O Estado do Espírito Santo oferece atendimento rápido e eficaz ao cidadão por meio do serviço de emergência 190. O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) está em operação desde 2003. O Ciodes é parte do planejamento estratégico do Governo do Espírito Santo para a Defesa Social, a fim de garantir atendimento de ocorrências em tempo real e de forma integrada.
O Ciodes é vinculado a Secretaria Especial de Desenvolvimento da Defesa Social e reúne os centros de operações das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Técnico Científica, Polícia Ambiental, Grupo Tático Aerotransportado, Instituto de Administração Penitenciária e Instituto de Defesa do Consumidor. Foi criado com o objetivo de centralizar as informações para que os órgãos de defesa possam atuar de forma complementar e harmônica otimizando as atividades preventivas, repressivas e de socorro à população.
O QUE É 190? É a central de atendimento de emergência policial e de socorro da Grande Vitória, que compreende os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Guarapari. Em um único espaço equipes das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros Militar trabalham 24 horas por dia para atender as necessidades da população.
COMO FUNCIONA ESSA TECNOLOGIA? Após discar 190, sua chamada será encaminhada a uma central especialmente preparada para o atendimento de emergências. Utilizando a mais moderna tecnologia, o CIODES identifica o endereço do chamado e visualiza num mapa as viaturas policiais mais próximas do local da ocorrência, em tempo real. Isso permite o desenvolvimento de ações mais rápidas, eficientes e integradas evitando desperdício de recursos e melhorando o atendimento à população. É mais agilidade no atendimento e mais rapidez nas ações. É o Espírito Santo trabalhando para sua segurança.
O Ciodes utiliza tecnologia de ponta, como o sistema para transmissão de voz e dados, localização das viaturas de serviço, geoprocessamento e mapa digitalizado do Espírito Santo. Estas tecnologias são integradas através de um sistema informatizado para atendimento ao cidadão e despacho de ocorrências.
Para viabilizar este processo, o Ciodes implantou a solução I/CAD para automação dos recursos de segurança pública (forças policiais) e demais sistemas de assistência (como defesa civil, bombeiros e ambulâncias). O sistema CAD (Computer Aided Dispatch), baseado na automação de todo o processo entre o atendimento telefônico e o despacho de viaturas, utilizando mapas digitais e dinâmicos, é hoje o mais usado no mundo, tanto em combate e prevenção ao crime como também na otimização de socorro.
O sistema permite que cada solicitação seja analisada rapidamente e que a partir daí, seja providenciado o atendimento de acordo com a natureza da chamada e proximidade das viaturas. Permite também o controle e interação com informações geradas pelas chamadas, que resulta na criação de bancos de dados estatísticos. Isso abre a possibilidade de melhor planejamento de operações para a inteligência policial.
Essa tecnologia torna-se ainda mais eficaz o atendimento a população, centraliza as informações que serão úteis para o planejamento e ações futuras de prevenção e combate à criminalidade, acompanhar, registrar e controlar o atendimento e despacho das ocorrências emergenciais na área de segurança pública.
O CIODES, para oferecer mais segurança à população, conta com os mais avançados e completos recursos tecnológicos do País, sendo eles: Central de atendimento simultâneo, equipamentos de ultima geração, racionalização dos recursos materiais e humanos, atendimento ágil e eficiente 24 horas.
Com isso obtêm vantagens como: Otimização do tempo, rapidez nas ações, visão precisa e em tempo real das ocorrências policiais e locais de maior concentração, formação de um banco de dados para planejamento de ações futuras de combate à criminalidade, reforço para a segurança.
Priscila SIlva Ruy
Graduanda do Curso de Administração de Empresas da Finac.
Nenhum comentário:
Postar um comentário