Com a realidade aumentada se pode interagir com o mundo virtual como se fizesse parte desse mundo “imaginário”. Como se tudo fosse real, parecendo até mágica, mas é a tecnologia que faz todo esse imaginário parecer tão real. Os vídeos, ilustrações, novos produtos, tudo ao alcance das mãos mesmo antes de se tornarem realidade. A realidade aumentada permite uma maior interação com o usuário, possibilitando a inserção de vídeos, imagens ou elementos tridimensionais em uma cena real.
A realidade aumentada para contribuir na identificação precisa de produtos, surgiu através de algo muito simples, através dos códigos de barra encontrados em quase todos os produtos. Eles não estavam mais desempenhando com perfeição a tarefa de carregar todas as informações necessárias obter através da leitura, a partir daí foram criados os códigos bidimensionais que possuem maior capacidade de armazenamento de informações do que os códigos de barras tradicionais. A capacidade de interação é algo tão surpreendente e inovador que fica difícil imaginar até onde se chegara com tanta tecnologia.
Essa nova tecnologia permite que o usuário interaja com objetos em três dimensões, utilizando apenas uma folha de papel com um símbolo impresso, não existindo limites para sua utilização. A realidade aumentada pode ser usada no entretenimento de jogos interativos, na indústria automobilística, na medicina, na moda, enfim, em diversos segmentos.
Os códigos de barras dinamizam procedimentos de identificação de produtos e permitem usar sistemas computadorizados de trabalho, sem intervenção de um operador. Os códigos de barras 2D, são precisos e ágeis, o seu uso elimina possíveis falhas operacionais e, muitas vezes, economiza tempo e dinheiro. Atua em processos de armazenagem e transporte de produtos também no controle de documentos, vendas e preços.
Vantajoso em processar as informações contidas no banco de dados a qualquer tempo desejado,em um tempo pré determinado, ao invés de ter esse levantamento somente no findar do expediente da empresa.
Os códigos 2D, lembrando que os mesmos permitem o acesso a informações on-line, trazendo uma grande vantagem para as empresas.
Sharlene Mizzette
sh.mizzette@gmail.com
Estudante do 8º periodo da Finac
Nenhum comentário:
Postar um comentário