A primeira transmissão oficial de sinal de TV digital no Brasil ocorreu em 02 de dezembro de 2007, às 21h20, na Sala São Paulo, na cidade de São Paulo. A solenidade reuniu mais de 2000 pessoas e contou com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e de grandes empresários do setor. A partir de maio de 2008, teve início a campanha de popularização da televisão digital brasileira, neste semestre várias afiliadas da Rede Globo iniciaram as transmissões digitais, sendo por um bom tempo as únicas a fazê-lo.
A TV digital chegou ao Brasil para contribuir e aumentar o público telespectador ao possibilitar mobilidade e portabilidade, permitindo que as pessoas vejam televisão em qualquer lugar. A cobertura da transmissão digital abrange uma população de 72 milhões de pessoas, mas só um percentual reduzido tem acesso. Todo aparelho de televisão analógico pega a TV digital, desde que tenha o receptor (conversor) de sinal digital que custa entre R$ 150,00 e R$ 450,00, mas para ter a imagem de alta definição só comprando uma TV nova. TVs digitais como as LCD ou Plasma em 2011 terão que sair de fábrica com conversores embutidos, o que deve acelerar a adesão à tecnologia.
A principal diferença entre a TV digital e a convencional é a imagem. A qualidade da imagem tem resolução pelo menos duas vezes superior à dos aparelhos tradicionais e o som na televisão digital é melhor. Outra vantagem da TV digital é a interação. Quando o sistema estiver funcionando em todo Brasil, um novo passo será dado, novas ferramentas serão criadas para que os telespectadores possam interagir com a televisão como se estivesse, por exemplo, em uma partida de futebol permitindo captar melhor detalhes como a expressão do rosto de um jogador, aproximando a experiência de ver o jogo em casa daquela vivida pelo torcedor no estádio. O serviço digital também possibilitará escolher por qual câmera assistir a um show, responder com o controle remoto a uma enquete instantânea ou até obter informações sobre o vestido da estrela da novela.
O sistema atual (analógico) continuará funcionando por mais 10 anos após a implantação total do sistema digital. O ano de 2013 foi definido por decreto presidencial como o marco para tornar obrigatória a cobertura da TV digital em todo o país. Em 2016, o sistema analógico será extinto, tempo considerado suficiente para que toda a população do Brasil esteja inserida definitivamente na nova tecnologia.
* Roberta Galvêas Cavalcante é aluna do 8º período de Graduação em Administração Geral da FINAC – Faculdades Integradas Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário