Fabrícia de Vargas Gagno
São diversas e complexas as mudanças que ocorrem na vida e na sociedade como um todo, para isso devemos acompanhar os avanços e principalmente saber que as adaptações deverão ser constantes e que estas nos afetarão de forma direta ou indireta. Foi à necessidade de fazer chegar à informação aos mais diversos locais que levou ao desenvolvimento de meios de comunicação.
O computador revolucionou tudo e hoje já não vivemos mais sem ele. Finalmente, como complemento do ponto anterior ao surgimento de novas tecnologias tais como a vídeo-conferência e a Internet, está mais divulgado, admitindo uma globalização do conhecimento.
A Internet permitiu descobrir novos campos de informação, de estudo e de acesso a comunicação. A evolução da informática revela-nos o complexo mundo que vivemos. O acesso à Internet levou-nos para um infinito de atualizações, de conhecimento e de reflexão, já que nem toda à informação veiculada é alvo de rigor cientifico.
Hoje em dia, podemos estar em casa ligados na internet e descobrirmos em cada clicar um novo mundo. No dia a dia somos expostos a uma grande quantidade de informações que chegam até nós com grande rapidez, praticidade e de uma maneira dinâmica. A internet é uma poderosa fonte e uma ferramenta indispensável de comunicação em nossas vidas.
Sendo assim, uma tecnologia que surgiu para permitir que grupos situados em diferentes lugares e distantes entre si sem precisar se deslocar pudessem se comunicar em tempo real e face a face de forma eficiente e rápida através de sinais de áudio e vídeo é chamado de vídeo conferência.
Através de vídeo conferência podemos realizar reuniões para discussão de assuntos urgentes, economizando assim gastos com viagens, estadias e tempo. Permite também tomar decisões imediatas, compartilhar informações e aplicações de alta qualidade facilitando o intercâmbio de idéias e dados de maneira eficiente pelos integrantes do diálogo em tempo real. Torna possível mais um recurso de pesquisa já que pode ser gravada, visualizada e disponibilizada de imediato.
Á vídeo conferência também estabelece riscos e desvantagens tais como: atual falta de segurança e privacidade, baixa qualidade de som e imagem, a sobrecarga de utilização da internet contribui para uma má qualidade do que está sendo exposto, elevado custo dos aparelhos, manutenção e mão de obra especializada.
De uma forma geral a vídeo conferência vem sendo bem aceita e muito utilizada em cursos de educação à distância, audiências com presos, dentre outros exemplos, permitindo assim uma maior interatividade com todos os envolvidos.
Portanto, concluímos então que, através desse artigo que a videoconferência já faz parte da nossa realidade e quebra uma barreira para a globalização se instalar de vez, colocando assim um ponto final nas distâncias e burocracias.
* Fabrícia de Vargas Gagno é aluna do 8º período de graduação em Administração Geral da FINAC – Faculdades Integradas Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário