A TI tem se tornado cada vez mais procurada para auxiliar nas atividades das empresas, buscando criar meios capazes de gerir todo o processo, envolvendo todas as áreas, sistemas e subsistemas para alcançar com objetividade os resultados finais. Com o intuito de atender as necessidades das empresas foram criados dois sistemas fundamentais para o crescimento das empresas, que são os sistemas gerenciais e funcionais.
Sistemas gerenciais:
De acordo com Pinho (1999, p. 40) o sistema de informações gerenciais (SIG) é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, proporcionando ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados.
Os sistemas gerenciais são muito importantes para as organizações, pois o mesmo agrega um grande valor na produção, no produto e nas pessoas, através dos dados com qualidade que chegam a todos da organização.
Sabendo que a estrutura do sistema é formada de informações, Burity (1999, p. 33) explica que para garantir informações confiáveis, devemos possuir um processo infalível e inviolável, que contribua com as decisões de um comando competente e consistente. Quando o sistema consegue atingir seu objetivo pode trazer muitos resultados, como:
- redução dos custos das operações;
- melhoria no acesso às informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;
- melhoria na produtividade, tanto setorial quanto global;
- melhoria nos serviços realizados e oferecidos;
- melhoria na tomada de decisões, através do fornecimento de informações mais rápidas e precisas;
- estimulo de maior interação entre os tomadores de decisão;
- fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões;
- melhoria na estrutura organizacional, por facilitar o fluxo de informações;
- melhoria na estrutura de poder, propiciando maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema;
- redução do grau de centralização de decisões na empresa;
- melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos, a partir das constantes mutações nos fatores ambientais;
- otimização na prestação dos seus serviços aos seus clientes;
- melhor interação com os seus fornecedores;
- melhoria nas atitudes e atividades dos funcionários da empresa;
- aumento do nível de motivação das pessoas envolvidas;
- redução da mão-de-obra burocrática; e
- redução dos níveis hierárquicos.
Sistemas funcionais:
Turban, McLean e Wetherbe (2004, p. 245), afirma que a estrutura organizacional hierárquica é construída sobre áreas funcionais. Essas funções, por sua vez, são apoiadas por sistemas de informações funcionais que dão apoio de rotina principalmente para a média gerência, para melhorar a produtividade e a qualidade. As características do sistema funcional são:
- Um sistema de informações funcionais consiste em diversos sistemas de informações menores, que dão suporte à atividades específicas realizadas na área funcional.
- Os aplicativos específicos de sistemas de informação em qualquer área funcional podem ser integrados para formar um sistema funcional departamental coerente, ou podem ser completamente independentes.
- Os sistemas de informação funcionais fazem interface uns com os outros para formar o sistema de informações da empresa. Um sistema de informação funcional específico pode ser usado como o sistema de informações-núcleo da empresa.
- Alguns sistemas de informação organizacionais fazem interface com o ambiente. Por exemplo, um sistema de informações de recursos humanos coleta dados sobre o mercado de trabalho e transmite informações aos órgãos federais a respeito do cumprimento das leis de segurança e de oportunidades iguais. Da mesma forma, um sistema de informações de produção pode estar conectado aos sistemas de informação de logística dos fornecedores.
- As aplicações dos sistemas de informação dão apoio aos três níveis de atividade de uma empresa: operacional, gerencial e estratégico.
Com o passar do tempo as informações ficam cada vez mais importantes, pois são elas que movimentam toda a comunicação dentro e fora de uma empresa. Por isso as empresas atualmente, tanto em nível global quanto em local, tem passado por inúmeras mudanças tecnológicas nos últimos anos, pois desejam gerir melhor todo o processo, trazendo mais segurança e conseguindo estabelecer uma melhoria continua.
Podemos perceber que a tecnologia da informação junto a seus sistemas, vem com o objetivo de ajudar as organizações a conquistarem melhores resultados, auxiliando nas tarefas dos colaboradores, com softwares capazes de abranger todo o processo fabril, onde coleta, armazena, processa e transmite informações de boa qualidade, para gerar uma melhora na administração do processo e na redução dos custos. Todo este processo tecnológico proporciona não somente um melhor gerenciamento de uma organização, mas também melhores produtos, capazes de garantir a credibilidade do cliente e uma posição cada vez melhor no mercado.
Esley Monteiro Ximenes Santos é aluno do 8º Período do Cursos de Administração da FINAC - Vitória-ES (2011).
Nenhum comentário:
Postar um comentário