Cada dia que passa a tecnologia da informação torna-se uma peça chave no negócio de qualquer seguradora.
A informação rápida e precisa é freqüentemente critica para a estratégia e em muitos casos é o principal diferencial competitivo entre as diversas seguradoras no mercado.
A partir da informação, os gestores das seguradoras tomam decisões. Decisões que muitas vezes requererem mudanças na maneira que os negócios são realizados e nos sistemas que suportam o negócio.
Com as empresas cada vez mais dependentes do uso da tecnologia da informação (TI) e
atuando em mercados globalizados e competitivos, as decisões sobre a utilização de recursos e investimentos em TI, bem como os resultados de sua implementação vem se tornando fatores decisivos para alcançar os objetivos organizacionais. É neste cenário que se faz necessário que os gestores das áreas de negócios estejam altamente envolvidos nas iniciativas e projetos de TI da empresa. Isto requer maior conhecimento compartilhado entre os gestores de negócio e de TI sobre como utilizar os recursos de TI de forma mais eficiente para os processos de negócio, e alcançar um forte alinhamento operacional entre estas áreas, visando melhor performance dos processos e vantagem competitiva perante os concorrentes.
Desta forma podemos verificar que várias seguradoras e corretoras utilizam TI como uma ferramenta essencial.
As transportadoras, por exemplo, utilizam a TI para poder passar informações para a Seguradora que irá assegurar certa mercadoria, pois com as informações a Seguradora terá informações como: tipo de mercadoria, qual o tamanho, peso, aonde será entregue, saída, chegada, valor da mercadoria e outras informações.
Com essas informações e outras, a Seguradora irá analisar o risco, com isso a mesma irá verificar se aceita ou não assegurar a mercadoria.
Segundo pesquisa realizada pela Federação Nacional de Seguros – Fenaseg, em 2006 os investimentos em ferramentas de tecnologia da informação e telecomunicações feitas pelas seguradoras do mercado brasileiro atingiram o expressivo volume de R$ 1 bilhão, em 2007 foi de R$ 1,12 bilhão, em 2008 R$ 1,2 bilhões e em 2010 R$ 1,4 bilhões. Os números revelam o potencial de crescimento constante do segmento a cada ano.
Uma empresa que podemos ver que investe e muito é A I4PRO – Insurance For Professionals é uma empresa de Tecnologia da Informação, de capital 100% nacional, e que já nasceu com uma longa experiência prática no mercado segurador. Seus softwares foram definidos para otimizar processos de seguros sem agregar complexidade em sua parametrização ou manutenção. Por conta disso, atualmente detém a liderança do setor, com cerca de 22% de market share entre os grupos seguradores brasileiros.
A companhia oferece quatro produtos complementares para a automação de processos em seguros: o I4PRO ERP, sistema integrado de BackOffice para seguradoras, o I4PRO ECM, ferramenta que ajuda a administrar de maneira simplificada informações não estruturadas, como planinhas de cotação, imagens de documentos de sinistros ou mesmo documentos assinados digitalmente; o I4PRO WEX, capaz de definir e controlar fluxos de processos e produtividade operacional; e o I4PRO MMI - Mobile Management Interface, ideal para levar quaisquer processos de seguros a dispositivos móveis, facilitando o trabalho em campo em cotações de seguros e regulação de sinistros, entre outras coisas.
Érico Venturim Lorencini é aluno do 8º período do curso de Administração Geral da Faculdade Nacional - FINAC (2011).
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