domingo, 19 de junho de 2011

Os Avanços que a Internet Proporcionou na Execução de Processos Licitatórios (Pregões Eletrônicos)

Leonardo Nader Costa Zampieri

Nos últimos anos, a administração pública como um todo vem investindo fortemente na modernização do Estado, não apenas através das inúmeras criações e soluções destinadas ao cidadão, mas também na melhoria operacional de seus órgãos. Assim como acontece atualmente nas empresas particulares, é visível a concentração de esforços em busca da eficiência, de competitividade, de redução de despesas e produtividade através do uso continuo que a tecnologia de informação pode nos oferecer.
O Governo vem desenvolvendo inúmeras iniciativas na área estratégica, sobre tudo na aplicação de soluções tecnológicas, como por exemplo os avanços na área de licitações, pois os Pregões não eram executados através da internet, sendo que hoje é mostrado o quanto pode ser facilitado o processo administrativo e proporcionar a igualdade entre os licitantes e interessados.
A modalidade Pregão era realizado pelo Presidente da Comissão Permanente de Licitação, que tinha poder de polícia para a operação e analisava as propostas dos representantes das empresas interessadas, verificando se estava em conformidade com o exigido pelo edital. Após julgadas as propostas manualmente, que partia-se para a classificação, por ordem númerica e crescente, visando a mais vantajosa.
Ainda hoje ocorrem pregões presenciais por todo o brasil, mas sem dúvidas a eficiência não se compara com a nova modalidade Pregão Eletrônico proporcionada através dos avanços que a tecnologia pode nos oferecer, pois em qualquer parte do país que um fornecedor estiver, ele poderá participar sem que precise se locomover para outro estado ou até mesmo a outro país, reduzindo custos com hospedagens, no envio de documentações inerentes ao processo, tornando o processo mais prático e ágil, beneficiando ao participante e ao licitante, e a facilidade em analisar as melhores propostas, uma vez que o sistema informatizado analisa automaticamente e as coloca em órdem numérica, crescente, ao contrário do Pregão Presencial que é analisado de forma manual.
Finalmente chegamos a um exemplo real na mudança, na postura dos processos licitatórios de compras e aquisições na qual a internet proporciona, tendo consequencias positivas, sendo mais transparente e cômoda aos participantes. A Tecnologia é indispensável em nossas vidas, nos proporciona inumeros beneficios e sem dúvida, sabendo usa-la de forma correta, e de maneira produtiva colheremos bons frutos na execução de nossos trabalhos.



*Leonardo Nader Costa Zampieri :Graduando no Curso de Administração Geral na Faculdade Integrada Nacional (Finac).2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário