“Sem grande esforço, o Facebook pode ser a empresa mais poderosa que já existiu, muito maior do que o Google é hoje”. (David Kirkpatrick, autor do livro O Efeito Facebook, em entrevista a revista Isto É Dinheiro, edição de 09/02/2011, p. 36.)
O crescimento do Facebook tem despertado a atenção de muitos, pela primeira vez, sua audiência, ultrapassou a do Google nos EUA. O Facebook conquistou de forma rápida e sólida os holofotes que já foram do Google na década passada.
Em um futuro sonhado por Mark Zuckerberg, criador do Facebook, os usuários da rede social vão conduzir suas discussões e tomar decisões de consumo baseadas nas recomendações de seus amigos e contatos.
Em uma entrevista a revista Isto É Dinheiro, o jornalista David Kirkpatrick, autor do livro O Efeito Facebook, comenta que acredita que esse site ainda não tenha sido completamente compreendido. E ressalta, “... o Facebook não é apenas algo bobo, com o qual as pessoas brincam para passar o tempo, mas sim uma nova forma de comunicação que torna seus usuários capazes de coisas que, sem essa ferramenta, não teriam condições de fazer”.
O Facebook tem esmagado seus concorrentes, fazendo com que estes, tenham que se revolucionar e criar algo que possa competir no meio das redes sociais.
David Kirkpatrick afirma que as redes sociais, com o Facebook à frente, provocam um reflexo extraordinário na política, nos governos, na mídia, no marketing, nos negócios, na questão de privacidade, enfim de tudo.
O Facebook tem tido um impacto nos negócios, tão grande quando na política. Tem espalhado suas garras pela web, se um usuário faz compra em uma loja virtual e clica no botão Curtir, estará dando seu aval para aquela loja. O site fornece um arsenal valioso para as empresas, que podem criar estratégias de marketing e campanhas publicitárias cada vez mais direcionadas aos usuários que querem atingir.
De acordo com Kirkpatrick, não há motivos para não usar o facebook pra promover o que uma companhia faz. As companhias devem reconhecer que o Facebook é a ferramenta mais eficiente que já existiu para fazer marketing, graças ao crescimento detalhado que o site tem de seus mais de 650 milhoes de usuários.
Mas as outras redes sociais têm resistido a esse efeito Facebook. No Brasil, a liderança é do Orkut, mas nada indica que o Orkut, rede social do Google, conseguirá manter sua popularidade em alta. A primeira aposta para encarar de frente o facebook é o serviço Google+1, uma discreta barra para compartilhar conteúdo dos sites do Google pelas redes sociais.
NATASCHA CORASSA PINHEIRO é aluna do 8º período do curso de Administração Geral da FINAC - 2011
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