sábado, 30 de junho de 2012
A Indústria de TI e o Supermercado do Futuro
Nos últimos anos, a indústria de Tecnologia da Informação (TI) tem buscado criar ferramentas que auxiliem na gestão das empresas dos mais diversos segmentos. A tecnologia que mais tem ganhado espaço nesta área é a que trata das ferramentas de Business Intelligence (BI). No geral, elas permitem buscar informações do sistema corporativo (ERP) sob o qual a empresa opera e as apresentam de forma sintetizada, possibilitando o detalhamento e a visão das mesmas sob diversos ângulos.
É possível, analisar as vendas ocorridas num período, e talhando-as por categoria de produtos, por fornecedor, por check-out, por faixa de horário.Com isto, a empresa pode identificar pontos de excelência, bem como, deficiências que necessitem de melhorias e ajustes.
A Consinco Tecnologia & Sistemas, de Ribeirão Preto, SP, que atua no desenvolvimento de software para supermercados de todo o Brasil, está à frente de diversas inovações que já revolucionaram o mercado varejista. ‘O mercado sempre disponibilizou ferramentas de BI em separado do ERP e a Consinco foi quem primeiro passou a disponibilizá-las de forma integrada’, assegura Sílvio Sousa, diretor de Produção da empresa.
Responsável pela automatização de redes como Assai, Savegnago, Nordestão, Imperatriz, entre outras de peso do país, a Consinco consegue visualizar o supermercado do futuro, antecipando algumas ferramentas que, em bem pouco tempo, farão parte do cotidiano das pessoas.
Segundo Sousa, os recursos de TI, além de organizar ainda mais os supermercados, vão facilitar a vida do cliente. ‘Já existem tecnologias como, o RFID - etiqueta inteligente que transmite informações sobre o produto que o cliente está levando – que permitirá que o consumidor passe pelo check-out do supermercado sem precisar colocar os produtos sobre a esteira para serem escaneados. Com isto, o cliente ganhará em comodidade e agilidade’, afirma.
Outras tecnologias permitirão que o cliente faça sozinho o pagamento da compra (auto-atendimento). Estes recursos são relativamente recentes e, com a redução de custos aliado à popularização do uso de recursos tecnológicos pelo consumidor, dentro de poucos anos, passarão a fazer parte do nosso dia-a-dia.
Especialista em ferramentas de BI integradas ao ERP, a Consinco está trabalhando atualmente com novos recursos e, a partir de janeiro, dará início à migração destes sistemas para uma nova tecnologia. ‘Os supermercados clientes da Consinco terão as ferramentas atuais com recursos inovadores, inclusive, desenvolvidos numa tecnologia baseada em internet (web)’, completa Sousa.
Atualmente, os supermercados já dispõem de equipamentos de ponta, como por exemplo, impressoras de cupons fiscais térmicas que são mais rápidas e silenciosas, scanners de precisão que são mais rápidos, software com rotinas mais eficientes que tornam o processo de compras mais ágil, entre outros. Os detalhes, muitas vezes, passam despercebidos pelo consumidor, por conta da rapidez da inclusão de novas tecnologias em nossas vidas, no entanto, nitidamente, geram mais comodidade e agilidade para o cliente.
A empresa lançou um novo software de frente-de-caixa que proporciona facilidades de uso e melhorias de performance tanto para o operador quanto para o consumidor. Quem faz as compras em supermercados que já possuem esse diferencial, sente a diferença.
Luiz Carlos J Apolinário - graduando em Administração Geral pela FINAC/2012.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário