sábado, 30 de junho de 2012

Governo do Estado usando a tecnologia como gestão e controle.

Imagine um estado e municípios você manter uma fiscalização rigorosa nas empresas referente ao combate a sonegação de impostos? Teria que ter muitos escritórios espalhados, bastantes colaboradores do serviço público e provavelmente muito gasto, péssima fiscalização e talvez até casos de suborno, corrupção e cobrança de propina. O Documento de Arrecadação Eletrônico (DUA-eletrônico) é o meio oficial único para pagamento de qualquer imposto ou taxa no Espírito Santo. O acesso ao documento é feito por meio do site www.sefaz.es.gov.br. http://e-dua.sefaz.es.gov.br/ O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) formaliza os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil das empresas. Esses arquivos digitais substituem o grande volume de livros e registros fiscais feitos em papel atualmente. Além de proporcionar maior segurança, o SPED reduz custos com armazenamento de documentos, minimiza encargos com o cumprimento das obrigações acessórias e proporciona maior segurança dos registros fiscais. O SPED é composto de três sub-projetos: Nota Fiscal Eletrônica (NFe), SPED Contábil e SPED Fiscal. http://internet.sefaz.es.gov.br/informacoes/efd/ Foi justamente isso que o governo estadual fez, dessa forma ela pode controlar todas as empresas do estado, cruzando informações entre fornecedores e clientes fazendo averiguação tudo com grande tecnologia e informatização e havendo divergências, ai sim começa a auditoria nas empresas, fiscalização efetiva. Isso influencia as empresas a também se informatizarem ter sistemas de gestão e controle, emissão de notas fiscais eletrônicas, cupom fiscal e enviar o arquivo Sintegra direto para a receita viam internet. O Sistema Integrado sobre Informações sobre o ICMS (SINTEGRA) busca simplificar e homogeneizar as obrigações de fornecimento de informações relativas às operações de compra, venda e prestação de serviços interestaduais. Tem a finalidade de facilitar o fornecimento de informações dos contribuintes aos fiscos estaduais e de aprimorar o fluxo de dados nas Administrações Tributárias estaduais. http://www.sintegra.gov.br/ Um jeito muito simples de se fazer gestão e controle e assim o estado cada vez mais usa a tecnologia em prol do funcionalismo e municípios na era da informação. A receita estadual é apenas um dos vários setores públicos que estão adotando meios tecnológicos para facilitar e obter informações armazenar dados, e acabar com sonegação e ocultação de informação para que todos possam cumprir a lei.
Andréa Antunes da Silva - graduanda em Administração Geral na Faculdade Nacional- Finac E-mail: andrea.antuness@gmail.com

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