terça-feira, 29 de novembro de 2011

TI, um mecanismo de diferencial.

Marcelo João Barbarioli

O Planeta passa hoje por uma revolução, a revolução da Era da Informação, informações essas que estão presentes nas mais artesanais linhas de produção. Informações que auxiliam os mais simples dos serviços. Revolução essa que envolve do presidente de uma organização até o colaborador mais inferior na cadeia hierárquica. Essa tecnologia, Tecnologia da Informação – TI, dá um maior controle sobre a utilização dos recursos de uma organização (material, pessoal, tempo, financeiro, entre outros).

A tecnologia dá ao gestor uma maior autonomia na gestão, tendo em vista que as informações geradas dentro de qualquer área da organização, são lançadas em um banco de dados, ao qual o gestor pode ter acesso via Internet de qualquer lugar do mundo. Essas informações podem vir a serem em forma de relatórios, planilhas e até mesmo descriminação do passo a passo da tarefa executada. Esse controle pode ser desde um simples controle de ponto dos funcionários até o controle da movimentação financeira, passando pelo controle de produção.

Para implantação de uma nova tecnologia a organização deve analisar a necessidade dessa tecnologia, onde a mesma será implantada, qual o retorno que vai trazer a organização, o custo de implantação (custo com aquisição de software e maquinários), os custos com manutenção, custos com treinamento do pessoal que vai utilizar essa tecnologia. O custo dessas tecnologias pode ser uma das maiores barreiras da sua implantação, tendo em vista que esse custo não será recuperado em curto prazo, e que o investimento é alto com retorno gradativo. Retorno esse que pode não vir em números de receitas, mas em um número menor nos custos.

As tecnologias implantadas podem ajudar na analise dos gargalos da produção, na redução dos retrabalhos, contornarem o tempo ocioso, aumentar a qualidade do produto, diminuição do movimento de materiais, redução de perda de materiais e evitar desperdícios diversos. Desde que seja feita um correto plano de implantação de TI em uma organização visando bem suas necessidades, a TI tende a ser uma grande ajuda e uma ferramenta de auxilio na competitividade. Sendo essa implantação um caminho sem volta.



Marcelo João Barbarioli - formando do curso de Administração Geral. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário