terça-feira, 3 de julho de 2012

O Papel da Tecnologia da Informação na Gestão de Recursos Humanos

A gestão de recursos humanos tem o papel de integrar as diversas áreas da Empresa, a fim de alinhar interesses individuais e coletivos com o retorno do investimento global. A administração, avaliação, treinamento, desenvolvimento de recursos humanos subordinados à área de TI necessitam do acompanhamento do Gestor de RH, devido ao seu contato com o setor administrativo e, principalmente à necessidade dos profissionais de TI de assimilarem os processos da organização compreendidos pelo gestor. Assim como as demais áreas administrativas da organização, a de TI necessita de acompanhamento quanto à sua eficiência e eficácia. Apurar a eficiência nos custos do processo mapeando e controlando, antes, durante e depois da implementação. Uma questão interessante é que o aprendizado obtido em projetos anteriores servirá de suporte para novos projetos ou até na correção dos existentes. A eficácia da aplicação de sistema de informação está relacionada à cultura e com o comprometimento dos envolvidos. Mas para as grandes empresas implantarem mecanismos de governança de TI, muitas delas passaram por períodos de turbulência, necessitando de maiores esforços nas negociações e muitas vezes até frustração, mas geralmente ocasionadas pela falta de adaptação a mudanças pelas partes envolvidas. O maior desafio para todos os envolvidos na gestão TI é aplicar o sistema, pois todas as áreas envolvidas possuem limitações de conhecimentos, ponto este já evidenciado nas empresas, mas com o conhecimento de mapeamento de processos e desenvolvimento tecnológico, adicionado ao conhecimento e elaboração de controles exercidos pela área de RH, controles de custos e resultados, e obviamente com a gestão administrativa bem executada pela Administração da empresa, o processo tem possibilidade de sucesso.. No entanto, os resultados ainda estão longe de alcançar a excelência; sejam em função de expectativas elevadas, por falhas na implementação ou por uma série de barreiras, como legislação ultrapassada, falta flexíbilidade, problemas de segurança e resistência cultural. Mesmo diante de tantas dificuldades o desenvolvimento da TI mostrou a possibilidade de aperfeiçoamento do RH e sua grande importância atualmente no modelo compettivo de gestão de pessoas e no planejamento estratégico Djeane Lima Nunes é aluna do curso de Administração Geral da Faculdade Nacional - FINAC/2º Período ADM. 2012.

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