quinta-feira, 5 de julho de 2012

O Uso de Tecnologia da Informação como Ferramenta de Gestão

Nada mais normal hoje em dia, do que a sempre busca pela melhoria tecnológica das empresas, visto que o mercado impõe essas inovações, além do que, a gestão da própria empresa necessita dessas modificações para se informar dela mesma e sobre o andamento do seu próprio ambiente. Um dos grandes vetores das transformações no cenário competitivo é a contínua evolução da tecnologia que, em virtude de sua grande disseminação, afetou de modo significativo todas as atividades humanas, e fez crescer o grau de incerteza e imprevisibilidade do futuro. Dentre as novas tecnologias, destaca-se a Tecnologia da Informação, que passou a ser um importante fator competitivo para as organizações. Na criação e renovação de vantagens competitivas, fatores fundamentais para o bom funcionamento e andamento das empresas, tornam se necessários o aprimoramento da tecnologia, elemento este primordial para que as mesmas se distingam positivamente no cenário competitivo. Embora a informatização das organizações tenha custo elevado, demanda tempo e provoca alterações na estrutura organizacional, se faz necessário que as organizações tenham seu planejamento empresarial e de Tecnologia da Informação integrados, coerentes e em sinergia, ou seja, as estratégias empresariais e as estratégias de Tecnologia da Informação plenamente alinhadas entre si. Esse alinhamento estratégico é muito importante para a sobrevivência das organizações, principalmente quando é utilizado como uma ferramenta de gestão. O uso intensivo da tecnologia da informação na organização como um facilitador, possibilita a disponibilização, o compartilhamento, a transmissão e o rápido acesso a um grande volume de informações disponíveis, contribuindo para uma rápida percepção do ambiente. A eficácia da utilização da tecnologia de informação para gerir o conhecimento produzido em uma organização é bastante discutida, porém é inegável sua utilização como suporte aos seus processos de negócio, onde com uma variedade de mecanismos, como tentativa e erro, medição de atividades planejadas e retorno obtido de clientes e do ambiente em geral, as organizações criam novos procedimentos operacionais e processos de negócios padrão que refletem a sua experiência tornando-se uma organização que aprende. À medida que o mundo torna-se mais interligado e os negócios mais complexos e dinâmicos, o trabalho precisa estar ligado à aprendizagem. Malena Frigeri Tiburtino é aluna do curso de afdministração da Faculdade Nacional/FINAC. 2012.b>

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